Raramente utilizo deste artificio para colocar a minha opinião neste blog, por achar que devo ser imparcial e colocar dados que possam agregar alguma coisa na discussão política do cenário brasileiro, sobretudo no tocante a eficiencia administrativa (inexistente).
No caso dos bombeiros, é impossível negar que a atitude de motim existiu e que, por serem militares, as leis militares devam ser impostas e reforçadas, pois indisciplina é inaceitável no meio militar (assim como deveria ser inaceitável na sociedade, como nas escolas e no transito, mas ainda estamos longe disso acontecer na sociedade).
Mas também, é inegável, que o governador se negou a tentar contornar ou negociar com os bombeiros que há semanas estão protestando e demonstrando sua insatisfação. O chefe ao escutar reclamações, deve sentar e negociar. Ao se negar fazer isso ele abriu a possibilidade do motim.
É triste ver o governador (chefe das forças) se referir ao que seriam seus comandados de irresponsáveis. Irresponsável foi ele ao permitir que a "corda fosse esticada demais" e que arrebentou. É mais um ato de propaganda política que mostra a tentativa de se eximir de responsabilidade. Governador Sérgio Cabral é o responsável por esta confusão !!! É ele mesmo responsável por essa vergonha!!!
Hoje, escutei na CBN dados importantes para entender a insatisfação, o salário do bombeiro iniciante do estado do RJ é a metade do salário do bombeiro iniciante nos estados da Bahia, Paraná e outros. Detalhe, o bombeiro do RJ é detentor do record de salvamentos marítimos no mundo (praias cariocas) e tem que lidar com incendios bastante frequentes em prédios antigos da capital fluminense. Somente esta informação fácil de se saber já seria suficiente para o governador admitir e negociar com os líderes do movimento. Um dado desta magnitude não pode ser ignorado em nenhuma mesa de negociação e qualquer pessoa faz isso ao contratar qualquer serviço, ver o quanto vale no mercado.
Em tempo, No passado, quando um motim acontecia em um navio, o rei mandava decapitar o capitão do barco, pois mostrava o quanto incompetente era o capitão. Não estou pedindo a cabeça do governador, porque não sou o rei deste lugar.
Está na hora de se falar menos, e agir mais....
em qualquer esfera de governo...
o mesmo com o governo petista... falou-se tanto após o acidente da TAM em SP sobre os aeroportos e já se passaram mais de 5 anos e absolutamente NADA foi feito... mas isso é assunto para outro posting.
Nenhum comentário:
Postar um comentário